quarta-feira, 27 de abril de 2022

JARGÕES JORNALÍSTICOS

 

por Ediel Ribeiro

Rio - Vá lá na oficina e me traz a calandra!

Quem, como eu,  já foi foca, provavelmente, já recebeu essa ordem.

Uma missão, como se sabia depois, impossível. A calandra era um cilindro de aço que pesava uns mil quilos, que servia para alisar as chapas de cobre que seriam introduzidas na rotativa.

Era o batismo de fogo do foca – jargão jornalístico referente à jornalista novato.  Motivo de constrangimento do jornalista iniciante e risadas de todos na redação. Mas não era só a calandra o grande problema do novato. Até se familiarizar com os jargões jornalísticos usados com frequência no dia a dia das redações, nós,  jovens que estávamos começando na profissão, passávamos por maus bocados.  

 Os jargões jornalísticos são as “gírias” que dão nomes às técnicas ou partes de uma matéria jornalística, seja no impresso, online, rádio ou televisão.

Aí vai uma lista de diversos termos usados no jornalismo que fundiam a cabeça do jornalista novato do meu tempo.

Manchete: Matéria principal de um veículo. No jornal impresso, usa-se apenas uma manchete, que é exibida na capa.

Chamada: Pequeno texto com lead usado na primeira página para chamar a atenção do leitor para determinado material.

Lead ou Lide: É o primeiro parágrafo do texto, que responde às perguntas básicas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?

Olho: Frase destacada no corpo do texto, sempre entre aspas.

Chapéu ou Retranca: Uma ou duas palavras usadas para definir o assunto da matéria. É usada sobre o título do texto, no cabeçalho da pauta.

Suíte: Do francês 'suite', isto é: série, sequência de um conteúdo já escrito, porém que teve desdobramento, atualização.

Foca: Apelido para o jornalista iniciante dentro de uma redação.

Deadline: Prazo final para que a matéria ou edição do jornal seja concluída.

Furo: É uma matéria dada em primeira mão.

Nariz-de-cera: Quando o começo de uma matéria está ruim. São dados desnecessários, pois sem ela a matéria não perde informação.

Barriga: Notícia com informações erradas ou quando o jornal não deu uma informação que os outros jornais deram.

Matéria Quente: É aquela que contém informações inéditas e que requer publicação imediata.

Matéria fria ou Matéria de Gaveta:  É basicamente o contrário, sem tanta necessidade de publicação rápida, são notícias atemporais. Serve para cobrir lacunas dentro do veículo.

Matéria Leve: Parecido com matéria de gaveta, com assuntos atuais, com o diferencial de que tem início e término para acontecer, como um evento por exemplo.

Editorial: É a opinião da empresa que publica o periódico. Não é assinado.

Off: Declaração dada sob o compromisso de não revelar a fonte. No entanto, não há credibilidade na matéria, já que o entrevistado não se expõe.

Muitos desses jargões são usados até hoje. Decore-os. Podem ser úteis, especialmente quando te mandarem buscar a calandra.

 

*Ediel Ribeiro é jornalista e escritor.

(Arte: Portal Facopp)


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