terça-feira, 20 de julho de 2021

OS QUADRINHOS DE NEIL GAIMAN



por Ediel Ribeiro

Rio - Os fãs brasileiros do escritor Neil Gaiman ganharam, esse mês, da Editora Intrínseca, um lindo presente.

O livro “Biblioteca Gaiman” (Intrínseca, 288 páginas) traz cinco graphic novels em um só volume, todas brilhantemente desenhadas por artistas incríveis como Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton. 

Em edição de luxo e capa dura e fitilho, a coletânea tem ilustração de capa assinada pelo artista Shiko, prefácio da ilustradora Cris Peter, projeto gráfico do designer Antonio Rhoden e tradução de Stephanie Fernandes.

O livro de Gaiman traz cinco histórias, duas delas inéditas no Brasil: ‘As Noivas Proibidas dos Demônios Desfigurados da Mansão Secreta na Noite do Desejo Sinistro’ e ‘A verdade Sobre o Desaparecimento da Srta. Finch’.


Originalmente publicado em 2006, o conto gótico ‘As Noivas Proibidas...' ganhou adaptação para os quadrinhos em 2017 - a obra aborda de forma satírica o desafio de um autor em escrever um enredo de fantasia. Já a outra HQ inédita da coletânea, ‘A Verdade Sobre o Desaparecimento da Srta. Finch’ nos apresenta um circo com seres diabólicos e o misterioso desaparecimento de uma mulher que, na verdade, não se chama Srta. Finch.


“Biblioteca Gaiman” não é apenas um livro para colecionadores e fãs de graphic novels, mas uma excelente introdução para novos leitores interessados  no talento, na  genialidade e no fantástico mundo de Neil Gaiman. 


Neil Gaiman começou a carreira como jornalista, mas logo ingressou no mundo dos quadrinhos, com a aclamada série 'Sandman'. É considerado um dos maiores escritores vivos. Tem mais de vinte livros publicados entre ficção adulta e literatura infanto juvenil, publicou sucessos como ‘Deuses Americanos’ e ‘Coraline’ e já foi agraciado com diversos prêmios literários, incluindo o ‘Hugo’ o ‘Bram Stoker’ e a ‘Newbery Medal’. 


Seus livros foram adaptados para o cinema e para a TV, incluindo a série para a Netflix,  ‘Sandman’. Pela Intrínseca, publicou ainda  ‘Mitologia Nórdica’, Alerta de Risco’, Faça Boa Arte’, ‘O Oceano no Fim do Caminho’, ‘A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras’, ‘Lugar Nenhum’, Os Filhos de Anansi’ e ‘João e Maria’.


Para o jornal ‘The New York Times’, “A mente de Gaiman é um oceano obscuro e insondável, e sempre que mergulhamos nela, o mundo real desaparece, substituído por outro muito mais terrível e belo, no qual nos afogamos de alegria.” 


‘Biblioteca Gaiman’ é um livro para ler e colecionar.


*Ediel Ribeiro é jornalista, cartunista e escritor.


*O livro foi enviado pela editora Intrínseca


Um comentário:

  1. Ediel, bom dia, li sua crônica sobre Como reconhecer e evitar um ‘bolsominion’, no Diário do Rio.com e ADOREI. Dela saí lendo todas as outras e precisava dá-lhe um retorno positivo. Vi que a maioria dos comentários ao texto eram claramente de bolsominions, mas não se avexe: ser lúcido um país de anencefalos contaminados pelo bolsovírus é assim mesmo. Tenha em mim uma apoiadora: BOLSOMINION NÃO!!!.

    ResponderExcluir