quinta-feira, 23 de julho de 2020

MAIS UMA DERROTA PARA O PRESIDENTE

por Ediel Ribeiro


Rio de Janeiro - Se tem um órgão do Governo Federal que trabalha - e muito - é o Departamento de Recuos e Desmentidos (DRD).

Ligado à Secretaria de Comunicação - SECOM - o DRD funciona numa salinha nos fundos do Palácio do Planalto, sob o comando do secretário especial Fabio Wajngarten.

Todo mundo sabe que uma das funções mais importantes no governo, hoje em dia, é a de recuar e desmentir as histórias do capitão e de sua prole.

Se o presidente ficar adulterando fatos, desmentindo e fraudando todo tipo de informação, daqui a pouco ninguém mais vai acreditar nas suas declarações.

Bolsonaro tem evitado aparecer em público, ultimamente. Mas, quando as coisas ficam pretas, o capitão recorre aos discursos inflamados para seus “seguidores”, no cercadinho, em frente ao Palácio do Planalto.

Ontem, o presidente chamou, às pressas, o secretário especial Fabio Wajngarten  e foi logo perguntando: “a claque está pronta?”
- Sim, presidente, estão todos lá fora, no sol quente, ansiosos, esperando pelo senhor. Seu “kit gado” também está pronto: máscara, álcool-gel, caixa de cloroquina, bandeira americana e até o Carioca vem hoje, fantasiado de professor.
Hoje meu discurso será sobre a vitória do “meu” governo, no tocante a aprovação do FUNDEB. 

- Mas, presidente, o governo foi derrotado na votação. Todas as medidas que a sua bancada tentou incluir no projeto foram rejeitadas. O seu governo queria acabar com o Fundeb em 2021; só renová-lo em 2022. Queria aplicar parte dos recursos em programas sociais e no pagamento de aposentadorias, tirando recursos dos estudantes e prejudicando 17 milhões de estudantes do ensino básico.

Isso daí já é outra “cuestão”. O que importa é que votamos e
aprovamos o Fundeb.

- Presidente, a sua bancada no congresso votou contra! Os sete deputados que votaram contra a aprovação são bolsonaristas.

E daí? Isso daí é uma “cuestão” pessoal deles. Eu não mandei ninguém votar contra. Eu amo o Fundeb!

- O senhor disse que era contra só porque ele foi criado no governo Lula. 

Mas eu mudei de idéia. Esse governo se preocupa com a Educação, afinal de contas,  ela é um dos pilares para o desenvolvimento do país. E no tocante a Educação meu governo será um exemplo de governo. Publica isso daí no meu Facebook - disse, entregando um papel ao secretário.

“Um governo que faz na educação. Transformamos o Fundeb em permanente. Aumentamos os recursos e colocamos na Constituição.”

Provavelmente, não vai adiantar nada, mas, pelo menos, o senhor terá feito o possível.


*Ediel Ribeiro é jornalista e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário